"Factos que provam"... em Espanha!



Sabia que a Espanha tem uma Associação de Divulgadores de Espiritismo? Chama-se Sociedade Espanhola de Divulgadores Espíritas (SEDE) e realizou o seu 1º Congresso nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro de 2018 em Calpe, Alicante, com resultantes surpreendentes. Venha daí…

A vida é assim…
Auditório
As pessoas contagiadas pela profundidade da doutrina dos Espíritos (Espiritismo ou Doutrina Espírita) juntam-se por afinidade, e sentem o desejo de levar mais longe o esclarecimento e o consolo que o Espiritismo traz ao Homem.
A Sociedade Espanhola de Divulgadores Espíritas (SEDE) – www.bibliotecaespirita.es - nasceu há cerca de 1 ano, e levou a cabo o seu 1º congresso internacional de Espiritismo.
O tema “Factos que provam”, dizia ao que se vinha, e o congresso tinha como tema central “ConCiencia”, onde se falava do Espiritismo com ciência, mas também com consciência.
Cláudia Bernardes
150 pessoas de Espanha (alguns de muito longe), Portugal e Brasil puderam fruir de um evento verdadeiramente espírita: não havia “estrelas”, a simplicidade, amizade, a simpatia e a empatia foram a marca de água deste evento. Houve troca de ideias, partilha, concordância, discordância, discussão amigável, enfim houve espiritismo a sério, longe das luzes da ribalta a que infelizmente muitas vezes os congressos se tornam.
Divulgação
Joaquin Huete, o fundador da SEDE, deu as boas vindas na abertura do congresso e deixou uma atmosfera do que é ser espírita: simplicidade, discrição, amizade e assertividade. Sendo o motor de uma organização perfeita em termos logísticos, com uma equipe organizativa simpática e eficaz, qual não foi o nosso espanto quando estavam previstos para o final dos 2 dias de trabalhos, convívios livres e sem tema pré-definido, com todos os participantes, que se sentavam em torno de uma mesa e iam falando livremente, uns com os outros, sobre espiritismo.
Criou-se amizade, conhecimento, empatia e um ambiente de espiritualidade muito bom.
Definitivamente este congresso era diferente de todos os outros que conheci, discreto, harmónico, profundo, eficaz e simples.
Drª Paula Silva
Antonio Lledó, de Villena, falou, na abertura, sobre “Instrumentos da alma: mente, cérebro e consciência”, seguindo-se uma palestra muito boa sobre “investigação científica e espiritualidade”, a cargo da médica portuguesa Paula Silva, presidente da Associação de Médicos-Espíritas do Norte. Sérgio Filipe de Oliveira falou sobre electroencefalografia com mapeamento cerebral, o que criou alguma polémica, em virtude da duvidosa cientificidade dos processos. Oscar Garcia falou sobre “Provas interiores”, João Gonçalves abordou “Evidências científicas da comunicação dos espíritos”, havendo 2 mesas redondas, uma em cada dia, com os palestrantes de cada dia.
No dia seguinte, Pedro Amoros falou sobre “transcomunicação instrumental”, José Lucas abordou o tema “Provas científicas da imortalidade” e Cláudia Bernardes fez uma excelente conferência sobre a “História do Espiritismo”.
Joaquin Huete e sua esposa
José Mesenguer e Hernandéz, de Villena, falaram de reencarnação, e no Domingo o congresso terminaria com uma conferência sobre “Uma nova consciência”, seguindo-se o testemunho de cada um dos convidados.
De realçar que este evento era sem fins lucrativos, não havia livros à venda mas sim livros espíritas para oferta indiscriminada, e pudemos sair deste congresso com a convicção de que em Espanha a SEDE tem muito trabalho pela frente, mas também tem gente capaz, fraterna, amiga, conhecedora do que é o espiritismo e que quer colocar a luz sobre o alqueire.
Convivência e aprendizagem
Parabéns pela feliz iniciativa, e que possam levar o esclarecimento e o consolo a todos aqueles que ainda não sabem quem são, de onde vêm, para onde vão, bem como que são seres imortais numa experiência carnal, com reencarnações sucessivas, onde a lei de causa e efeito é uma realidade.
Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar, tal é a Lei”, é uma frase cujo autor se desconhece, mas que transparece bem o pensamento espírita.
Reportagens
dezembro 10, 2018
2

Comentários

  1. Frequêntei Racionalismo Cristão no Lobito, Angola, na altura liderado pela saudosa Dra Ofélia de Albuquerque. Talvez a tenha conhecido. Isso foi antes da independência de Angola. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Eu vim de Angola com 12 anos de idade, nada conhecia do Espiritismo.
    Tive uma profª na primária, a D. Mª Luísa, em Benguela, que pelos vistos era espírita (vim a descobrir há alguns anos) vive em Olhão. Talvez se recorde também do Sr. João Xavier de Almeida :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo