30.10.18

Medicina e Espiritismo no Porto...



A Associação de Médicos-Espíritas do Norte de Portugal (AME-Norte) levou a cabo nos dias 27 e 28 de Outubro de 2018, o VI Seminário de Medicina e Espiritualidade, na cidade do Porto, Portugal, tendo como tema base “Pensamento, Consciência e Espiritualidade”.

Com a boa disposição e simpatia que são características de quem dirige a AME-Norte, este evento levado a cabo na Casa Diocesana de Vilar, na cidade do Porto, começou com a alegria própria de quem reencontra muitos amigos e conhecidos.
Depois de no dia anterior ter havido um “workshop” com o psicólogo brasileiro Gelson Roberto, Décio Jr. (médico cirurgião) abriu o evento com uma conferência seguida com muita atenção pelas mais de 250 pessoas presentes, oriundas de todo o país, bem como da Galiza, Espanha e França.
Gelson Roberto voltaria a intervir mais 2 vezes ao longo do evento, abordando a psicologia de Jung em ligação com a proposta espírita do Espírito Joanna de Ângelis, que se comunica pelo médium Divaldo Pereira Franco.
Gláucia Lima, psiquiatra, directora do serviço de psiquiatria do Hospital do Barreiro, Portugal, apresentou excelente conferência intitulada “Da Psicossomática à Saúde Integral”, apresentando muita informação nova e esclarecimentos, de forma pedagógica e assertiva. Seguiu-se a médica Alice Gonçalves (Paris, França) que fez a ligação entre a Homeopatia e a Espiritualidade, bem como Olfa Mandhouj (Luxemburgo), médica psiquiatra, que falou da depressão na óptica espiritual.
Mirella Colaço, veterinária, abordou a questão da saúde, espiritualidade e o mundo animal.
Posteriormente houve um espaço dedicado à apresentação de livros dos autores presentes.
No Domingo, 28 de Outubro de 2018, Décio Jr. fez 2 brilhantes conferências, conseguindo explicar com a simplicidade de quem sabe comunicar, assuntos difíceis como a Epigenética, de modo claro e preciso.

A Doutrina dos Espíritos (ou Espiritismo) vem fazer a ligação
raciocinada e científica, entre a espiritualidade (diferente de religião)
e a ciência do mundo terreno.

Andresa Thomazoni, psicóloga, falou sobre a educação da mente, seguindo-se Inez Ruvina, médica portuense, que fez um trabalho sobre a dor crónica muito bem embasado na codificação espírita, de Allan Kardec.
Paula Silva (médica), a anfitriã do evento e presidente da AME-Norte, encerrou as conferências abordando como viver a proximidade da morte.
Este VI Seminário de Medicina e Espiritualidade terminaria com uma mesa redonda com os palestrantes, seguida da actuação do estudante de música João Tiago Gomes, que encantou os presentes.
Relembrando Allan Kardec (muito ignorado nos trabalhos apresentados, que privilegiaram obras mediúnicas do Espírito André Luiz e Joanna de Ângelis), o objectivo do Espiritismo é destruir o materialismo, uma ilusão dos sentidos, parafraseando Décio Jr, levando o esclarecimento e o consolo àqueles que desconhecem que a vida continua, a reencarnação e a Lei de Causalidade.
Numa época em que o materialismo foi morto, com a prova de que tudo é energia no Universo, a Doutrina dos Espíritos (ou Espiritismo) vem fazer a ligação raciocinada e científica entre a espiritualidade (diferente de religião) e a ciência do mundo terreno, ao fim e ao cabo,  um único campo de conhecimento, até então separado pela nossa ignorância, crianças espirituais que ainda somos no planeta Terra.
As conferência irão ser depositadas na página da AME-Norte no Youtube, onde poderão ser vistas e / ou revistas.
Um bom evento, onde a partilha, amizade e serenidade pairaram no ar, curiosamente numa infra-estrutura onde decorria, em paralelo, uma outra actividade, esta católica, sinal dos tempos de entendimento, de convívio, de tolerância e evolução do ser Humano, a caminho de um mundo melhor.
(Fotografias de JG, retiradas do Facebook da AME-Norte)

0 comentários:

Enviar um comentário