“Vida Depois da Vida” encheu o Centro de Congressos

 “VIDA DEPOIS DA VIDA”
ENCHEU O CENTRO DE CONGRESSOS

 

O Centro de Congressos de Caldas da Rainha (CCC), em Portugal, recebeu as XVII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, em 23 e 24 de Março de 2024. Evento organizado pelo Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, com a colaboração da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, contou com a participação e a presença de 616 pessoas (das 660 inscritas), vindas do Brasil, Alemanha e Espanha, para além das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. A maioria, contudo, deslocou-se de numerosas cidades portuguesas, do Minho ao Algarve.

A abertura do evento iniciou com as saudações dos presidentes da Federação Espírita Portuguesa (FEP), Vítor Féria (Engº), e da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques. 
Posto isso, um dos momentos altos da iniciativa foi a conferência de abertura de Alexander Moreira-Almeida, cientista de topo, a nível mundial, prof. de Psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil. Numa perspectiva científica, explicou, de forma clara, o contexto de investigação dos chamados fenómenos espirituais.  
Conhecido como o Cientista da Imortalidade, Alexander Moreira-Almeida lançou em Portugal, neste evento, um livro científico, de sua autoria, que tem por título "Ciência da Vida após a Morte“, já disponível em 4 línguas: inglês, português, espanhol e alemão.
Este livro foi editado em inglês pela Springer Nature (uma editora das mais conceituadas do mundo, em livros científicos) e foi lançado no congresso mundial de psiquiatria (EUA) - o maior congresso de psiquiatria do mundo - tendo sido convidado para ser membro do “Círculo de Honra” da Spiritual Awakenings International.
Tem uma resenha do livro publicada no British Journal of Psychiatry, com entrada biográfica na Psi Encyclopedia da centenária SPR - Society for Psychical Research de Londres. Recebeu o prémio Contribuições Integrativas Charles Honorton” de 2022, concedido pela Parapsychological Association, a principal do mundo na área.
Estará presente no Congresso Americano de Psiquiatria, em Maio de 2024, para apresentar o seu livro, numa mesa redonda de 90 minutos.
Um outro assunto - "Espiritismo: uma fábrica de loucos?" - foi desenvolvido pela investigadora Angélica Almeida, ela própria também historiadora e prof. universitária com vários trabalhos publicados. Tendo por base uma pesquisa rigorosa, explicou como ocorreram as pressões exercidas sobre o movimento espírita brasileiro no início do século passado, e como ele se impôs ao longo do tempo com, por exemplo, as actividades de apoio social aos mais desfavorecidos. Ficou claro, através de trabalho científico recente, que o espiritismo não é de facto nenhuma fábrica de loucos, muito pelo contrário. 

                                                O “Cientista da Imortalidade”, 
                                investigador de topo, a nível mundial, esteve
                                                nas Caldas da Rainha e no Porto.

Esclarecido o assunto, Noémia Margarido e Ulisses Lopes conversaram com Carlos Miguel (Engº) sobre o tema "Deus".
"Allan Kardec, o homem que matou a morte” foi a matéria exposta pelo Naturalista, escritor e jornalista Jorge Gomes, seguindo-se o Actor Edmundo Cezar com uma peça de teatro interessantíssima, que simulava o dilema de um Espírito desencarnado (falecido), em vias de reencarnar em Portugal.
O dia seguinte iniciou com Francisco Reis (Gestor), que dissertou sobre "Experiências de Quase-Morte e Visões no Leito de Morte “.
Por sua vez, Vasco Marques (Gestor) explicou as possibilidades da Inteligência Artificial em relação à doutrina espírita, e apresentou ao auditório… KatIA, uma IA dedicada ao espiritismo.
Joana Santos (Médica) elevou o sentido de humor de um auditório repleto, com Stand up Comedy, ajustada à temática das jornadas.
Gláucia Lima, médica psiquiatra, palestrou sobre "Reencarnação - evidências científicas e espiritismo", com base em pesquisas publicadas recentemente, um pouco por todo o mundo.
Ana Duarte, (Professora) de Évora, expôs o tema "Pluralidade dos mundos habitados “, terminando deste modo o desdobramento de subtemas do programa.
Surgiu ainda oportunidade para um debate com os conferencistas.
A conferência que encerrou as jornadas - "Como produzir mais ciência fora do véu material?", de Alexander Moreira-Almeida – foi a cereja no topo do bolo.
O evento teve vários momentos artísticos que incluíram música e dança, tendo estado em exibição diversas exposições no átrio do centro de congressos, sendo uma delas sobre os novos paradigmas da Sociedade – EQM’s, VLM’s, EFC, Reencarnação, Mediunidade – e outra sobre Pósteres de Análise de Dados de reuniões mediúnicas. Houve também sessões de autógrafos com diversos autores.

O vasto auditório, de mais de 600 lugares sentados, esgotou dias antes do início das jornadas, mas foi possível acompanhar o evento online, através dos canais da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP), no Youtube e no Facebook, de forma gratuita. Esses vídeos continuam disponíveis para quem os desejar ver.
A “Ciência da Vida após a Morte” é um livro científico, repositório de 25 anos de pesquisas científicas que vêm de forma evidente demonstrar que a vida depois da vida não é uma crença, mas sim algo factual, assente nas leis da Natureza.

Artigos diversos
março 28, 2024
0

Comentários

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo