ESPIRITISMO: UM CONTRIBUTO PARA A JUSTIÇA SOCIAL

 ESPIRITISMO:

UM CONTRIBUTO PARA A JUSTIÇA SOCIAL

  

No planeta Terra, em pleno século XXI, quando a tecnologia de ponta faz as delícias do Homem, este movimenta-se com séculos de atraso, no que tange à sua evolução moral e espiritual.
Apesar de cada vez mais termos instrumentos que permitam alimentar as pessoas, mais fome e assimetrias de oportunidades existem.
Apesar de cada vez mais termos instrumentos de cura, para salvar vidas, mais guerras existem, onde nos matamos, quais primitivos.
Só para nos reportarmos ao Ocidente, as revoluções sociais explodem por todo o lado, na Europa dita civilizada. Greves, tumultos, contestações, exploração da mão-de-obra, em que uma minúscula percentagem, gananciosamente, acumula milhões de euros que, nunca conseguirá utilizar nesta reencarnação, enquanto milhões de seres humanos vivem para o trabalho-escravo, sem oportunidade de viver, criar, utilizar o intelecto, cultivar a cultura, entre outras facetas da vida que deveriam fazer parte do seu quotidiano.
Há mais de 2 mil anos, Jesus de Nazaré, o Espírito que nos serve de modelo e guia (“O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec) deixou à Humanidade um tratado de relações sociais, com vista ao êxito material e espiritual que, em essência, se resume em “não fazer ao próximo o que não desejamos para nós” e em “fazer ao próximo aquilo que desejaríamos que nos fizessem”.

De tão elementar e simples que é este ensinamento, custa a acreditar que 2023 anos depois, a Humanidade ainda vegete na dor física e moral, decorrentes do egoísmo, do ódio, da vingança, da ganância, entre outros defeitos que, já deveriam pertencer ao passado.

Se fosse aplicado o modelo social que Jesus de Nazaré preconizou, não precisaríamos de partidos políticos, de lutas eleitorais, de disputas ideológicas, já que o bem-comum seria o apanágio de todos, independentemente das ideias de cada um, que seriam temperadas no caldo do amor ao próximo, a solução de todos os problemas existenciais.
Não seriam necessários sindicatos, greves, tumultos, contestações, pois o trabalhador receberia o salário justo, o gestor lideraria com justiça, equidade e honestidade, os governantes governariam os povos como se fossem a sua casa, fazendo o melhor em prol de todos, esquecendo os lucros próprios, já que a sua missão seria servir o próximo. 

O Espiritismo promove a justiça social, em todos
os sectores da vida humana.

Numa época em que até os espiritualistas parecem perdidos do Norte de Deus, mergulhados no materialismo anestesiante dos melhores sentimentos e acções, indo na enxurrada do materialismo sem saída, o Espiritismo (Doutrina dos Espíritos ou Doutrina Espírita – que não é mais uma seita ou religião, mas sim uma filosofia de vida, espiritualista, universal e universalista) vem demonstrar experimentalmente a imortalidade do Espírito, a comunicabilidade dos Espíritos, a Reencarnação e a Lei de Causa e Efeito, a existência de Deus e a pluralidade dos mundos habitados.
Entendendo porque está na Terra, de onde vem e para onde vai, entendendo o porquê das dores e alegrias, das assimetrias, o Homem esclarece-se acerca do sentido da vida e, consola-se, porque assim entende a justiça divina, em que não há castigos nem prémios por parte da inteligência suprema, causa primária de todas as coisas (definição de Deus, dada pelos Espíritos superiores a Allan Kardec).

O Espiritismo, como ciência de observação, filosofia e moral, catapulta o Homem para fora dos acanhados horizontes das religiões, em busca de uma espiritualidade interior, tanto mais rápida de adquirir conforme o esforço de cada um, ao longo das reencarnações.

Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar, tal é a Lei”, que baseada na caridade sem limites, faz do Espiritismo um lastro de luz para a Humanidade se libertar da injustiça social, pacificando-se o Homem e, por consequência, todo o tecido social.
Solidariedade, tolerância, compreensão, entendimento, serenidade e alegria activa são a consequência da aplicação do Espiritismo no nosso dia-a-dia.
Assim o queiramos fazer…

Bibliografia:
Kardec, Allan – O Evangelho Segundo o Espiritismo
                       - O Livro dos Espíritos

Artigos diversos
junho 01, 2023
0

Comentários

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo