Eu sou ucraniano...

 EU SOU UCRANIANO
(óptica espírita)


Faz hoje, 24 de Fevereiro de 2023, 1 ano de guerra na Ucrânia, invadida pelo regime russo liderado por Putin. Um ano de horrores, de barbárie, de sofrimento sem fim, milhares de mortos, deslocados e refugiados, crianças raptadas e levadas para território russo, traumas sem fim. Tudo isto…. Sem necessidade!

Allan Kardec (pedagogo, sábio) em meados do século XIX, codificou a Doutrina dos Espíritos, ensinamentos recebidos em todo o mundo, através de milhares de médiuns que, metodicamente, Kardec estudou, pesquisou, comparou e apresentou ao mundo no dia 18 de Abril de 1857 “O Livro dos Espíritos”.
Esta fenomenal obra de filosofia espírita, ao longo de 1019 perguntas e respostas vai dissecando as relações entre o mundo material e o mundo espiritual.
Matou a morte, já que a imortalidade e a comunicabilidade dos Espíritos foram comprovadas à saciedade, demonstrando assim que a vida continua além do escafandro físico, para mais tarde voltar, noutra existência corporal (reencarnação), a fim de evoluir intelectual e moralmente, em busca da iluminação espiritual.
Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar, tal é a Lei” são conceitos que embasam a ideia espírita.
Em “O Livro dos Espíritos”, a espiritualidade superior refere que, como Sociedade, somos apenas esclarecidos, mas não evoluídos. Sê-lo-emos, quando na Terra não houver guerras, fome, miséria material e moral.
Ensinam os bons Espíritos que o forte deve ajudar o fraco, a fim deste se levantar na vida, seja ao nível pessoal, seja ao nível entre países.
Ensinam os bons Espíritos que a guerra é fruto de seres pouco evoluídos espiritualmente, há pouco saídos do primitivismo social.
Ensinam os bons Espíritos que temos direito à legítima defesa, seja a título pessoal, ou a nível internacional, entre países.

            Ensinam os bons Espíritos que não devemos destacar os erros alheios,
                      a não ser quando estes colocam em causa o bem-comum.

Todo o embasamento social está vertido nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, o grande psicoterapeuta da Humanidade, que nos deixou um programa de vida social e pessoal infalível: fazer ao próximo o que desejamos para nós.
Perante a grandiosidade da política social de Jesus, o Homem, num processo de recuo evolutivo, foi criando partidos políticos, para dominar, numa postura egóica, orgulhosa, gananciosa, tendo como motivação o bem pessoal e do seu grupo, não o bem-comum, como seria o objectivo.
Na Terra, de momento, a democracia ainda é o melhor sistema que vem de encontro aos anseios de liberdade, de justiça, de igualdade de oportunidades entre os Homens.
Por outro lado, temos as ditaduras, regimes primitivos, repressivos e degradantes para o Ser Humano, que já deviam fazer parte do passado, na Terra.
Quando pensávamos que, como humanos, tínhamos evoluído, eis que surge mais uma guerra (entre outras), bárbara, fruto da loucura de um Homem que, despedido de qualquer conceito de espiritualidade, de bondade, de equilíbrio, vive mergulhado na ilusão do poder efémero, materialista, que logo se vai após uma doença repentina ou outra situação, carregando no seu bojo psíquico o peso de milhares de mortes, sofrimento sem fim, a repercutir-se em vidas sucessivas.
Martin Luther King Jr., referia que o Mal só se insinua pela ausência dos bons, que ficam comodamente em sua casa, calados, à espera que tudo passe, até ao dia em que lhes toque a ousadia do Mal.
Violando as leis do Homem - as leis do Direito Internacional – e violando as Leis de Deus, Putin invadiu, sem qualquer motivo que não a ambição pessoal, todo um país, matou deliberadamente civis, para tentar o que não conseguiu – vergar o povo ucraniano.
Porque sou um cidadão do Universo, temporariamente na Terra, é meu dever dizer que também sou ucraniano.
Neste aniversário, sem bolo, sem velas, sem alegria, o nosso coração está com a justiça, dizendo NÃO a qualquer tipo de totalitarismo, defendendo os ideais de liberdade, ensinados pelos bons Espíritos e, que fazem parte das leis naturais, da lei de Deus.

 

 

José Lucas
Óbidos - Portugal
24 Fev 2023
(1º aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia)

Artigos diversos
fevereiro 24, 2023
0

Comentários

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo