MEDICINA E ESPIRITISMO

 

MEDICINA E ESPIRITISMO

O pretexto foi o 20º aniversário do Centro de Cultura Espírita (CCE), de Caldas da Rainha, Portugal. A palestra, sobre “Estilos de vida e saúde mental”, foi da psiquiatra Gláucia Lima. O auditório do CCE, encheu para ver o cruzamento entre medicina e espiritismo.  

Depois de Reinaldo Barros (prof. De Belas Artes), de Olhão, ter abordado o tema social e espiritual “Nós e… os outros”, depois do Eng. Carlos Miguel, do Porto, ter falado da “Educação Espírita”, no dia 20 de Janeiro Gláucia Lima, médica, psiquiatra, espírita, cientista, veio trazer um tema assaz oportuno: “Estilos de vida e saúde mental”.
Com a jovialidade e simpatia que lhe são característica, a palestrante conseguiu cativar as quase 100 pessoas presentes no auditório, fazendo uma apresentação brilhante sobre o tema em foco, indo desde os primórdios das convicções científicas até aos conceitos actuais, em vigor.
Sendo a ciência espírita um precioso auxiliar da ciência médica, Gláucia Lima referiu que hoje em dia o Homem tem de ser avaliado no seu todo, material e espiritual, não sendo possível tratar doenças que se apresentam no corpo de carne, sem que se trate também o Homem, ser espiritual e imortal, o Homem integral.
Recorrendo aos novos conceitos da epigenética, entre outros, Gláucia Lima deixou no ar o perfume de um roteiro de vida mais saudável, no controlo do stresse, no auto-conhecimento, na alimentação cuidada, culminando no epílogo da importância – o pensamento do Homem, optimista, vivendo no agora e não no ontem ou no futuro, gerindo assim, com probidade, as suas faculdades físicas, psíquicas e espirituais.

A mensagem social de Jesus de Nazaré
continua a ser o roteiro seguro para a Humanidade

Fazendo o cruzamento entre a ciência da Terra e a ciência dos Espíritos (espiritismo), ficou bem patente a inter-relação entre o Homem materialista e o sofrimento mental, bem como o Homem espiritualista e a sua capacidade de ter maior resiliência perante as dificuldades do quotidiano, conforme estudos científicos de Konig, entre outros cientistas da actualidade, como Júlio Peres e Andrew Newberg, na Universidade da Pensilvânia.
No encerramento desta noite memorável, e após a oferta de dois livros “Xenoglossia” do psiquiatra americano Ian Stevenson e “O Amigo das Estrelas” de Vitória Nascimento, Editora ASEB, Braga, Gláucia Lima encerrou a sua conferência com bonita visualização terapêutica, concitando todos os presentes a alçarem o pensamento até aos planos espirituais superiores, deixando no ambiente profunda sensação de bem-estar, harmonia, que perdurou durante bastante tempo.
O objectivo do Centro de Cultura Espírita fora atingido: a troca de ideias acerca da vida na Terra e no mundo espiritual, num ambiente simples e despretensioso, em que todos buscam, cada um à sua maneira, a sua evolução espiritual pelos séculos sem fim, dentro do aforismo espírita “Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar, tal é a Lei”.

Artigos diversos
janeiro 21, 2023
0

Comentários

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo