PUTIN, EUA, GUERRA – ÓPTICA ESPÍRITA

O mundo está em suspenso. O ditador  Putin, da Rússia, tem cerca de 100.000 homens na fronteira com a Ucrânia, numa iminência de invasão, procurando assim conquistar mais terreno para a Rússia ou implantar um regime fantoche, que sirva os seus interesses.
Pelo outro lado, os EUA tentam aumentar a sua influência a Leste da Europa, o que naturalmente pode colocar em perigo a estabilidade geopolítica russa.
Uma guerra local, que pode degenerar em mundial, pode ocorrer na Europa.

Voo 545, de Lisboa para Brasil. 280 passageiros a bordo. A meio do voo, uns passageiros começam com escaramuças, porque além do lugar onde estão sentados, que lhes pertence, querem ficar com lugares alheios.
Gera-se a confusão, gritos, murros, pontapés. O motivo é um: alguns querem dois ou mais lugares, para ficarem mais comodamente instalados, enquanto os outros terão de ficar de pé, apesar de terem pago bilhete.

Qualquer pessoa de bom senso dirá que este cenário, acima descrito, é uma loucura, pois coloca em perigo a viagem de todos os 280 passageiros a bordo do avião, sem necessidade nenhuma.
Fazendo um paralelismo com o planeta Terra, uma grande nave com cerca de 7,8 mil milhões de pessoas encarnadas (no corpo de carne) a bordo, a situação é similar: havendo espaço e comida para todos, existem países que, numa perspectiva egoísta, orgulhosa, materialista e completamente falha de bom senso, colocam em perigo a vida alheia, para satisfazerem as suas ambições.
De acordo com a Doutrina dos Espíritos (ou Espiritismo), este tipo de comportamento é típico de Espíritos atrasados espiritualmente, que fazem parte de um planeta de provas e expiações, cuja característica dominante é o Mal prevalecer sobre o Bem.
Em “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, eminente codificador da Doutrina Espírita, em meados do século XIX, encontramos a questão 742:Qual a causa que leva o Homem à guerra?” ao que os Espíritos superiores respondem:
Predominância da natureza animal sobre a espiritual e satisfação das paixões. No estado de barbárie os povos só conhecem o direito do mais forte, e é por isso que a guerra, para eles, é um estado normal…

“Não somos civilizados, somos apenas esclarecidos”
(in “O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec)

Na questão 743, Kardec pergunta: “A guerra desaparecerá um dia da face da Terra?” aos que os Espíritos respondem:
Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei de Deus. Então, todos os povos serão irmãos.
No item 793, os Espíritos referem que só existe civilização completa quando há desenvolvimento moral, sendo que actualmente, na Terra, somos apenas povos esclarecidos, só tendo percorrido a primeira fase da civilização.
O Espiritismo (ou Doutrina Espírita) demonstrou experimentalmente a imortalidade do Espírito, a comunicabilidade dos Espíritos, a reencarnação, bem como a pluralidade dos mundos habitados, tudo isto fruto da acção directora de uma inteligência suprema, a que se convencionou chamar Deus.
Nascemos na Terra para evoluir intelectual e moralmente, largando as ervas daninhas do egoísmo, orgulho, de todo o tipo de maus pendores e, alimentar as nossas tendências fraternas, solidárias, humanistas e de justiça.

Todos os artífices da guerra, deparar-se-ão, amanhã, quando largarem o corpo carnal pelo fenómeno natural da morte, com a sua consciência, no mundo espiritual, entrando em processos dolorosos de culpa, arrependimento, expiação e reparação. Esses processos podem durar séculos, sem fim.
O Espiritismo é o maior defensor da paz, da ecologia, da igualdade de oportunidade para todos, contribuindo com a sua ética e moral (a de Jesus de Nazaré), para que um dia a Terra deixe de ser um pântano de dor, para ser um jardim de flores, multicolores, seguindo as orientações morais de Jesus: “amar os inimigos”, “amar o próximo”, “fazer ao próximo o que se deseja para si”.
Depois de Jesus, encontramos em Mohandas Gandhi, o nobre hindu indiano, que nos deixou esta orientação, tão monumental quanto simples:
Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”.

Artigos diversos
fevereiro 14, 2022
6

Comentários

  1. Relativamente ao motivo q leva o homem á guerra, concordo! Alias quantos rios de sangue não foram derramados por egoísmo, vingança, interesse territorial e matérias primas desses mesmos territórios, até por questões de liberdade e de religião onde homens fanáticos matam porque acreditam q a religião deles é a melhor? Qual o sentido de matar por questões de liberdade se o próprio acto contradiz a palavra e o seu significado? Afinal a liberdade acaba onde começa a do outro é? Enfim só me apetece dizer por vezes que somos animais com mania de consciência

    ResponderEliminar
  2. Independentemente dos motivos deste disparate, quer seja poltico-economicos, territorial, estratégicos, quer seja por falta de água potável na Krimeia..todos sabemos que as consequências vão ser MT piores q os motivos...como a crrise dos combustíveis, visto que a Rússia é dos maiores exportadores de combustível para a Europa, Portugal vai sofrer bastante, já não nos basta a seca que estamos a sofrer vem mais isto...enfim..o que falta de bom senso e o egoísmo fazem a mente fraca do homem!

    ResponderEliminar
  3. Citando: "deparar-se-ão, amanhã, quando largarem o corpo carnal pelo fenómeno natural da morte" Como a morte não existe deverá considera-se "quando largarem o corpo carnal pelo fenómeno natural do falecimento desse corpo carnal".

    ResponderEliminar
  4. Novos avanços estão a chegar, talvez o bom senso embata na mente destes espíritos menos evoluidos, Puttin está aberto a conversação, talvez até paz, na Bielorrússia, o presidente da Ucrânia, escolhe outros países...Budapeste poderá ser o palco do evento de ☮️! Nenhuma das duas parte disse que sim ou que não! Mas já é um avanço! Visto que do ponto de vista do espiritismo, e não só, os laços que unem as pessoas são muito fortes, durante 30 anos, estes dois foram como família, vemos a dificuldade emotiva, espirita que os russos tem em abater ucranianos e vice versa...para além de apelar ao bom senso, vamos acreditar que esses laços sejam mais fortes do que qualquer arma, vingança, egoísmo , dúvida!
    Tanto um como o outro são humanos, tem família! Pode ser que a visão apareça aos invisuais!!

    ResponderEliminar
  5. Quando se fala em morte é morte do corpo físico :-)

    ResponderEliminar
  6. Olá bom dia amigo José Lucas ; tudo bem explicado sobre as guerras tudo está no livro dos Espíritos… também fui ver esse capítulo! Quando o homem se tornar humilde praticar a lei de igualdade de amor e caridade então não haverá mais guerras: gratidão Jose pelas suas palavras parabéns beijinhos 🙏🌸🙏💖🌹

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo