Não acham isto fantástico?...



Matosinhos, em 23 e 24 de Novembro de 2019 acolheu o VII congresso de Medicina e Espiritualidade, que trouxe médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e outros profissionais de outras áreas. Um gosto em comum: medicina, espiritualidade e espiritismo. Não acham isto fantástico?

A Associação Médico-Espírita do Norte (AME-Norte) levou a cabo pela 7ª vez, um congresso sobre medicina e espiritualidade, onde todas as pessoas têm lugar e são bem-vindas, sejam espíritas, ateias, agnósticas, católicas, budistas. Isso não importa… O fulcro da questão é, num ambiente de grande abertura mental, trocar ideias acerca do ser Humano, da saúde, da espiritualidade, dando a abordagem da Doutrina dos Espíritos, que passo a passo a ciência materialista tem vindo a confirmar.
Hassan Farhat é um desses médicos, espírita, com a paixão de levar ao mundo algo em que não acredita, mas que é uma realidade. Quando se sabe, se conhece, não é necessário acreditar. Juntamente com meia dúzia de pessoas generosas, sem qualquer ganho monetário (antes pelo contrário, pagando muitas coisas dos seus bolsos), recebe-nos com um sorriso do tamanho do mundo bem como da sua bondade e generosidade. É impossível ficar-se indiferente.
Na recepção, a gentileza, simpatia são acompanhadas de um saco com o logótipo da AME-Norte, com o programa, papel, esferográfica, um rebuçado e um chocolate. Que toque de ternura, próprio de quem sabe que, de vez em quando, a fome aperta e não apetece sair, tamanho é o interesse dos temas em foco.
O Congresso, este ano, desdobrou-se entre o auditório principal e um seminário científico, em inglês, só para médicos, com uma pesquisadora canadiana, especialista em experiências de quase-morte (EQM’s), Ellaine Drysdale, entre outros. Abordaram também a investigação científica e a ligação entre psiquiatria e espiritualidade. De tarde, outro seminário, à parte do evento central, sobre a espiritualidade e os animais.
Não acham isto fantástico?
Roberto Lúcio, psiquiatra brasileiro, convidado, fez várias intervenções sobre medicina e espiritismo. Gláucia Lima, igualmente psiquiatra, falou do Alzeheimer, bem como da epilepsia refractária, ambas à luz da doutrina espírita (que não é mais uma religião ou seita, mas sim uma doutrina filosófica de consequências morais). Carolina Bento, psicóloga, falou da família e da comunicação parental. Jéssica Tenório abordou o envelhecimento e a família. A médica Joana Farhat tinha como tema o poder do pensamento sobre o campo celular, Lígia Pinto (médica) tinha a temática “Fisiologia do envelhecimento”. Inês Ruvina tocou no assunto da Fibromialgia.

A medicina e a espiritualidade marcham de mãos dadas,
em direcção a uma nova Era, a Era do Espírito.

Mirellla Colaço veterinária, falou dos animais e da sua natureza, e a anfitriã, a médica Paula Silva tratou o tema ”O doente terminal” e também “As neuropatologias do desamor”. O escritor, jornalista e especialista em fauna e flora, Jorge Gomes, fez a ligação entre a Natureza, a saúde e o Homem, interrogando várias vezes o público com a expressão “Não acham isto fantástico?”.
Eu achei fantástico tudo o que vi: um evento praticamente organizado por uma família (que decerto teve prejuízo financeiro para dar lucros espiritual aos demais); os múltiplos afazeres pessoais e profissionais, em paralelo com a organização; a boa organização, simples e eficaz, mas com muito bom gosto, o convívio salutar nos intervalos e nos espaços de almoço; a recepção, a livraria, os bolinhos e café (tão oportunos como necessários), os pósteres temáticos, as filmagens com smartphone; a transmissão online gratuita feita pela Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP); os temas (de um modo geral). Todo o evento está disponível em http://bit.ly/34hT8E4, onde poderá, calmamente, assistir a todas as conferências.
Estamos no alvorecer de uma nova Era, a Era do Espírito, e todos estes eventos são quais nautas do Espírito, trazendo novos mundos ao mundo das nossas mentes, ainda muito fechadas no materialismo anestesiante do ser Humano.
Jorge Gomes referiu com muita propriedade, que as leis da Natureza são o que são, independentemente do que acreditemos ou não.
O Espiritismo não é uma crença, é uma ciência de observação, da qual emana uma filosofia de vida, embasada na ética e na moral que Jesus de Nazaré deixou há 2 mil anos, na Terra.
O Espiritismo tem nas suas bases a existência de Deus, a imortalidade do Espírito, a comunicabilidade dos Espíritos, a reencarnação e a pluralidade dos mundos habitados.
Quem quiser conhecer, terá de ler, pesquisa, estudar (www.adep.pt).
Não acham isto fantástico?

Reportagens
novembro 25, 2019
0

Comentários

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo