Você também é migrante... e não sabe!



O migrante é aquele “Que ou o que muda de país ou de região”, de acordo com o dicionário. Mas, vamos falar daqueles que são deslocados no mundo inteiro. Em Agosto de 2018, o número de deslocados estimado pela ONU é de 68,5… MILHÕES de pessoas. Sim, pessoas! Uma delas podia ser você. Mas o que é que o Espiritismo tem a ver com isto?

68,5 milhões de pessoas, no planeta Terra, em 2018, estão deslocadas das suas casas, voluntariamente ou por força das circunstâncias. O número tende a aumentar derivado da instabilidade política, económica, dos fenómenos atmosféricos extremos, das mudanças climáticas, das guerras, tudo fruto do egoísmo do Ser Humano. Os especialistas dizem que a situação vai piorar, e que a Humanidade tem de se adaptar!

Esplanada do café!
Dois “especialistas” em “achismo”, na mesa ao lado, de barriguinha cheia, diziam em voz perfeitamente audível: “Oh pá, os gajos que voltem para a sua terra”, referindo-se aos migrantes que tentam atravessar o Mar Mediterrâneo em busca de uma vida melhor, na Europa.
Olhei e, confesso, não senti raiva…!
Senti pena da pessoa, compaixão, entendimento.
Decerto ele não era espírita.
Decerto ele não sabia que a vida continua para além da morte, decerto ele desconhecia a “Lei de Causa e Efeito”, a reencarnação, decerto nunca sentiu na pele o que é ser refugiado, depender da caridade alheia, começar do zero.
A tristeza acerca da sua observação rapidamente se transformou em entendimento.
É normal, ele não sabe que é um ser imortal, que é um migrante que vai para o mundo espiritual e volta para a Terra, em Portugal, ou em qualquer parte do mundo, noutra reencarnação.
Afinal, o meu vizinho da mesa de esplanada desconhece que é um migrante, que se calhar já o foi mesmo aqui na Terra, em outras vidas, sofrendo perseguições, tendo de fugir, proteger-se, etc…
Em “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, obra notável que devia ser estudada nas escolas, na disciplina de Filosofia, os Espíritos superiores referem que todos os males da Humanidade radicam no egoísmo, a causa de todos os restantes defeitos do Ser Humano.

Enquanto formos egoístas e orgulhos
não seremos serenos, pacificados.

Ora, o egoísmo quando aliado ao desconhecimento da realidade do Homem (ser espiritual, imortal) torna-se ainda mais feroz, violento, sem senso comum.
O orgulho e o egoísmo são puro veneno para o bem-estar do Homem, das Sociedades e do mundo.
Dizem também os bons Espíritos que ao Homem é concedido o livre-arbítrio, de obrar no Bem ou egoisticamente, mas de acordo com as Leis da Natureza cada pessoa, cada Sociedade, colherá inevitavelmente aquilo que semear, em pensamentos, atitudes, inacção, etc… não numa perspectiva castigadora (Deus não castiga) mas num automatismo de uma das leis de Deus, leis da Natureza, a Lei de Causalidade (ou Causa e Efeito).
Fiz um exercício de imaginação… e se o que aconteceu com a central nuclear japonesa após o violento sismo e Tsunami, acontecer por exemplo na Itália, com vários vulcões activos, ou em França, Alemanha, com fuga generalizada de radiação nuclear?
Ou morremos na esplanada, envoltos no nosso orgulho e egoísmo ou tornamo-nos migrantes e fugimos quiçá para um país da América do Sul, Brasil ou outro.
Pode ser já amanhã, quando estiver a ler este artigo…

Com a Doutrina dos Espíritos (Espiritismo ou Doutrina Espírita), que não é mais uma religião nem seita, mas sim uma Filosofia de vida, aprendemos que somos Espíritos imortais, que temos outras vidas corpóreas depois desta (reencarnação), que colheremos no mundo espiritual e na próxima existência física o que semearmos nesta vida, e que evoluímos pelo Amor, pela dor ou pela relação Amor-dor, dependendo das escolhas interiores de cada um.
Aprendemos que “fora da caridade não há salvação”, e que devemos fazer ao próximo aquilo que desejaríamos que nos fizessem, numa perfeita súmula dos ensinamentos de Jesus de Nazaré.
Fiquei a pensar com os meus botões… caramba, quanta divulgação destas ideias nobres está por fazer neste mundo, para o auxiliar a mudar!
Deixei o exemplar do Jornal de Espiritismo (que estava a ler) em cima da mesa, e fui-me embora, na esperança que eles pegassem no jornal e o lessem.
Somos todos migrantes na Vida… e não sabemos!

Bibliografia:
Kardec, Allan: O Livro dos Espíritos, Ed. FEP, Amadora, Portugal

Artigos diversos
agosto 27, 2018
3

Comentários


  1. A criança que aparece nessa foto é o filho de um traficante de pessoas, um turco, que teve o azar de naufragar quando trazia mais uma remessa de pessoas para a Europa, e o pobre menino para fazer tratamento dentário. Alguém colocou o corpo da pobre criança nessa pose e tem sido o poster da chantagem psicológica sobre os europeus. Outras fotos da criança mostram-na entre destroços, na praia, ante a impassibilidade dos banhistas turcos. Divulgar essa foto sem a enquadrar no contexto é demagogia.

    As crianças cristãs, curdas, yazidis, budistas, druzas, etc., etc., etc., que são estupradas e trucidadas em terras do Islão, essas, não merecem compaixão. Na Nigéria (num exemplo aleatório) a matança de cristãos ocorre a média de 1000 a cada mês: https://gellerreport.com/2018/08/muslim-anti-christian-violence.html/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

    Mas como não passa no telejornal, "não existe"... Que hipocrisia levará um ser humano a cuspir nas sepulturas de todos esses inocentes e a usar o estafado "menino da praia" para apregoar "virtude"?

    Raymond Ibrahim é um cristão egípcio que documenta o genocídio dos cristãos, mas há quem goste de ignorar a realidade e prefira a propaganda telejornalesca, os sites islamo-nazis e os moralismos e humanismos de café:

    https://raymondibrahim.com/

    Os "migrantes"??? Mas quais "migrantes"??? Os verdadeiros migrantes entram legalmente, pelas fronteiras, com os papéis devidamente tratados.

    "Mas estes são refugiados"? Mas porque é que os países islâmicos (quase 60, e muitos deles extremamente ricos), não recebem os supostos "refugiados"? Porque é que os supostos "refugiados" são quase todos homens jovens e em forma, bem alimentados e profundamente hostis, que invadem a Europa, que exploram, atacam, estupram e matam os europeus, e que os europeus, pateticamente, sustentam?

    Os cristãos e outras minorias, esses sim, queriam ser refugiados, pois são acossados nos países islâmicos. Mas mesmo que consigam começar a travessia do Mediterrâneo, são atirados aos tubarões.

    Não estamos a assistir à chegada de migrantes ou refugiados, mas sim de conquistadores, colonizadores, invasores. Infelizmente, o preconceito pró-islâmico impede muita gente de se informar sobre a verdade dos factos:

    http://infielatento.blogspot.com/

    Aqui na Europa, os muçulmanos espalham o crime, assaltam, espancam, estupram, torturam e matam os europeus. Mas é mais fácil dizer que "é mentira", porque não dá no telejornal. E mesmo quando os telejornais não podem esconder, quando eles matam dezenas de uma vez, à bomba, a tiro, por atropelamento, a culpa é sempre do "colonialismo", do "capitalismo", etc.. O Islão é puro e santo, acima de qualquer julgamento ou crítica!

    https://voiceofeurope.com/

    "Ajudar os pobres"? Mas decerto! Só que se deve ajudar quem realmente precisa, e ajudar não é importar milhões de pessoas que vêm com o objectivo expresso de submeter e destruir.

    Milhares de pessoas mortas, mais milhares feridas, mais milhares escravizadas, torturadas, estupradas, raptadas, a cada semana, pelo Islão, mas dizer a verdade é considerado "incitamento ao ódio". Porquê? Que aberração de pensamento pode levar a que se defenda uma ideologia que nada fica a dever ao Nazismo ou ao Comunismo (pelo contrário!!!) em termos de horror, e que nos está a destruir???

    https://thereligionofpeace.com/

    Será enfiar a cabeça na areia? Será pura intoxicação mediática? Será a emoção e a superficialidade a abafarem a razão? Ou haverá intenções mais sombrias nesta campanha de promoção da jihad global? Ainda por cima à boleia de uma doutrina que não é islâmica nem prega o altruísmo patológico:

    https://www.youtube.com/watch?v=IQBsRSUHG9M

    Não se justifica tanto engano, com o acesso que existe à informação, "com um simples clique":

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLuAtiz5Onl-puZVdo4dDCXL2x0CYGQPRK

    ResponderEliminar
  2. Independentemente de ter razão ou não em tudo o que apresenta ou parcialmente, há uma inevitabilidade da qual não podemos fugir: somos todos filhos de Deus e somos todos irmãos, só teremos paz social quando ela existir dentro de nós e fizermos ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem...

    ResponderEliminar
  3. Ah, então é fácil! Quando os seus precisos muçulmanos matam, torturam, violam e estropiam, aos milhões, permanentemente, basta recitar-lhes essa do "fazermos ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem...". Já para não referir que eles não se consideram filhos do mesmo Deus, pois o Deus dele é o Alá, um deus pagão sedento de sangue.

    Foi pena que as pessoas que combateram o Nazismo não tivessem a sua milagrosa solução! Tinha-se poupado tanta chatice...

    Você é um génio - já para não dizer um santo, ou mais que isso.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo