Espanha: o elo espírita...


Huelva, em Espanha, recebeu o 8º Congresso Espírita da Andaluzia, nos dias 27 a 29 de Outubro, sob a temática “Nascer, morrer, renascer e progredir”. Este congresso internacional, contou com a presença de alguns portugueses e venezuelanos.

A logística estava garantida, num Hotel da cidade, onde decorria o evento e, estavam alojados os participantes. O Hotel estava esgotado.
Logo na 6ª feira, Rosa Diaz, de Ourense, fez as honras da casa, na condição de presidente da Associação Internacional para o Progresso do Espiritismo” (AIPE), falando de seguida das sociedades espíritas e da mediunidade.
Do outro lado do Atlântico, vieram Vicente Rios e Yolanda Clavijo, da Venezuela, que falaram do regulamento das sociedades espíritas e de ética da mediunidade, respectivamente.
Após cada intervenção havia sempre debate com o público presente.
A abertura oficial do congresso estaria a cargo de Mercedes de La Torre, presidente da Associação Espírita da Andaluzia, a que se seguiu um painel sobre reencarnação.
O já emblemático grupo de Vilhena, contagiou os presentes com a sua alegria, boa disposição e saber, nas pessoas de Fermín Hernandez, João Manuel Meseguer e António Lledó.
Seguidamente, o prof. Mauro Barreto, do grupo espírita de La Palma, deu simpática aula sobre como funcionam as leis universais, seguindo-se o português António Pinho, de Vale de Cambra, abordando a importância do perispírito na reencarnação.
O almoço veio retemperar as forças, bem como a famosa sesta espanhola, seguindo-se, de novo, Rosa Diaz (enfermeira) com o tema “Autodescobrimento: a busca interior”.
José Lucas, de Portugal, abordou a “Fluidoterapia: provas científicas” e o bioquímico Vicent Guillen abordou o stresse, depressão e transtornos psicológicos na saúde.

Os espíritas precisam modernizar a divulgação da doutrina espírita,
que se mantém actual e por desvendar, 160 anos depois
de ter sido compilada por Allan Kardec.

Depois do jantar, a organização convidou todos os presentes para uma tertúlia, em que todos partilhavam o que cada centro espírita onde colaboram, faz, bem como projectos.
O último dia do congresso retomaria os trabalhos com uma mesa redonda, com todos os participantes do dia anterior, que foi muito participada (quem pergunta, quer saber) e teve momentos de humor e boa disposição.
João Gonçalves, de Portugal apresentou o tema “Evidências científicas da pluralidade dos mundos habitados” e, Juan José Torres, da Associação Espírita da Andaluzia, fez o encerramento com brilhante palestra sobre a reencarnação como momento educativo e evolutivo, demonstrando forte consistência doutrinária, bem segura nos alicerces de Allan Kardec.
Com uma livraria espírita rica e bem organizada, onde se podiam encontrar algumas preciosidades literárias, e após momento musical que já houvera no início, Mercedes de la Torre encerrou o evento que foi prenhe de amizade, partilha, fraternidade que sempre superou (como deve ser apanágio do espírita) um ou outro ponto de vista, referindo que o Espiritismo não é muçulmano, cristão, budista, mas sim universal e universalista.
Além dos portugueses referidos, estiveram presentes Denise Estrócio, do Centro Espírita Boa Vontade, de Portimão, Portugal, e Vítor Mora Féria, presidente da Federação Espírita Portuguesa, numa postura exemplar, de que a doutrina dos Espíritos deve ser o laço que une todos os espíritas.
Cientes de que “Nascer, morrer, renascer e progredir” foi, não só o lema do congresso, mas é também é o lema da Vida, voltámos todos a casa de coração cheio de amizade, ternura, carinho, partilha e alegria, aquilo que deve ser a essência de qualquer convívio espírita. 
Reportagens
novembro 02, 2017
3

Comentários

  1. sim, precisam modernizar se para que os conteudos cheguem a mais pessoas. Gravar as palestras e postar nas redes sociais, por exemplo. Eu e o esposo ministramos treinamento GRATUITO a quem desejar aprender a gravar, postar, abrir canais no youtube e tudo mais.É nossa contribuiçao para a divulgacao da doutrina.
    Podem ver os resultados em varios canais ja abertos>
    Transmissao ao vivo semanal. https://www.youtube.com/user/recantodaprece
    palestras publicas - https://www.youtube.com/channel/UCNTSAp13daGgslDLh_pk2NQ
    ass.medico espirita - https://www.youtube.com/channel/UCmNAzDvsxSgAAI9Z8y-6ukw/videos
    e muitos mais.
    Contatos podem ser por - enyfeliz52@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Teria sido um prazer saber deste congresso. Ficamos aguardar a data no próximo.
    A divulgação do Cristianismo/Espiritismo é fundamental para trazer juventude ao movimento.

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos
    A divulgação deste congresso foi feita no FB da ADEP e no meu em particular :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo