XXIII CONRESSO ESPÍRITA EM ESPANHA


Teve lugar o XXIII Congresso Espírita Nacional, em Calpe, perto de Alicante, Espanha, nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2016, onde se encontraram espíritas espanhóis, portugueses, brasileiros, paraguaios, equatorianos, entre outros países. O tema central foi “Os mensageiros espirituais”.

A Federação Espírita Espanhola (FEE) levou a cabo o XXIII Congresso Espírita Nacional. Numa organização bem elaborada, o congresso realizou-se no Hotel Diamante Beach, que estava praticamente cheio, apenas com espíritas. Esta aposta, facilitou muito a dinâmica dos congressistas, que estando alojados no mesmo espaço do evento, facilmente se deslocavam dentro do Hotel.
O programa era variado e interessante, tendo como cabeça de cartaz Divaldo Pereira Franco, o maior conferencista espírita do mundo que, nos seus 89 anos de idade não regateou esforços para, da América Latina onde fazia um périplo, rumar a Espanha, onde, antes do Congresso, teve oportunidade de efectuar várias conferências espíritas, em várias cidades espanholas.
Depois da sessão de abertura e das boas vindas por parte do presidente da FEE, Esteban Zaragoza, Divaldo Pereira Franco efectuou a conferência de abertura, em torno das cinco características do ser humano: a personalidade, a identificação, o conhecimento, o despertar de consciência e a individualidade.

Falando dos vários mensageiros espirituais que a Humanidade tem tido, no seu bosquejo histórico deteve-se em Jesus de Nazaré, como modelo e guia para a Humanidade. Terminou recordando que ao espírita, compete o trabalho responsável da renovação social, por meio da transformação moral, de modo a construir um novo conceito de vida e felicidade, com base na fidelidade doutrinária e no sentimento de gratidão, tendo enchido a alma dos presentes ao terminar com um poema de Amélia Rodrigues.
Seguiram-se os temas “A alma depois da morte”, “Mensageiros do outro lado da vida através dos sonhos”, “Laicidade e evangelho” e debate.
Na 2ª feira, dia 5 de Dezembro, o tema “Conhece-te a ti mesmo” iniciou o dia, seguindo-se “Os mensageiros espirituais na Bíblia”, “A esperança e o consolo de saber viver”, “Cartas do mais além”, “Relação do pensamento e a vida”, “Os mensageiros da codificação do Espiritismo” e “Relações de além tumba na mesa mediúnica, seguindo-se um debate, após o jantar.

Na 3ª feira, dia 6, seria a parte final do Congresso, com um espaço criativo sobre infância, juventude e família, seguindo-se uma notável palestra de Divaldo Franco que, muito inspirado, abordou a mensagem de Jesus na Humanidade, prendendo todos os presentes que enchiam o salão do congresso, com o seu verbo consolador.
Posteriormente, decorreu a sessão de encerramento, terminando pelas 12h00.
Com uma boa livraria disponível, este congresso deixou um ambiente agradável, de convívio entre todos, facilitado pelo facto de todos estarem hospedados no mesmo local.
Pensamos que o desiderato “Espíritas amai-vos, espíritas instruí-vos” foi alcançado, tendo ficado a perspectiva de um novo encontro para o próximo ano.
Poderá ver as conferências em www.youtube.com/user/federacionespirita

Reportagens
dezembro 11, 2016
0

Comentários

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo