Espíritas em Madrid: um novo mundo...


O II Congresso Espírita Internacional organizado pela AIPE (Associação Internacional para o Progresso do Espiritismo) decorreu em Madrid, Espanha, entre 16 a 18 de Setembro de 2016. O tema central foi “Um novo mundo”.

Com uma organização simples e eficaz a AIPE levou a cabo um congresso muito interessante, onde os mais de 60 participantes de vários países do mundo levaram a cabo um intenso programa.
Numa sala acolhedora de um hotel em Torrejón de Ardoz, nos arredores de Madrid, Rosa Diaz deu as boas vindas a todos os presentes, onde um representante de cada país deixava a sua mensagem inicial.
O painel “A sociedade do futuro”, abordou a transição planetária, colaboradores de outros mundos e a nova ordem social, onde 3 elementos do grupo espírita de Villena, Espanha, deixaram boas análises em torno de Kardec, ecologia, a mensagem de Jesus de Nazaré, abordando a temática sempre com base na interpretação de Allan Kardec.
De seguida, Mercedes de la Torre coordenou uma mesa redonda, com um participante de cada país, cabendo a José Lucas, em nome da ADEP, falar da realidade do Espiritismo em Portugal. A temática foi “Actualidade Internacional do Movimento Espírita”.
No Sábado, os trabalhos iniciaram-se com uma palestra de José Lucas, que falou sobre “Novo mundo: novas relações humanas, novas atitudes” seguida de debate.
Posteriormente, Moacir Costa Lima, Físico brasileiro, falou sobre “Afinal, quem somos?”, fazendo uma ligação entre a Física quântica e o Espiritismo, numa abordagem lúcida e muito bem disposta.
Mauro e a sua esposa Jacira (da CEPA) apresentaram interessante trabalho sobre a liberdade e fraternidade nos dias de hoje, à luz da doutrina espírita.
Todas as conferências foram seguidas de debate, numa organização que primou pelo cumprimento dos horários e pelo bom ambiente ao longo de todo o tempo.
O Coronel João Gonçalves, de Portugal, iniciou a parte da tarde com o tema “Evidências científicas da comunicação dos Espíritos”, onde abordou a Transcomunicação Instrumental, casos ocorridos, e conseguiu manter a atenção de todos com uma boa apresentação e muito dinamismo.
Yolanda Clavijo, de Caracas, Venezuela, apresentou juntamente com um amigo venezuelano, um estudo feito com um grupo mediúnico e “Novas contribuições para a saúde integral”.
Oscar Garcia, espanhol falou de “Tu és o mundo” e no Domingo, David Santamaria, de Barcelona, apresentou um bom trabalho “A vida no mundo espiritual: de Kardec a André Luiz” enfatizando a necessidade do estudo acurado e criterioso das obras mediúnicas, dentro da metodologia que Allan Kardec utilizou e recomendava.
Juan Fernandez falou ainda da análise de Deus de acordo com várias teorias existentes no mundo, e o congresso terminou com uma notável palestra de Roberto Álvarez, espanhol, Psicólogo clínico, “Empatia e compaixão: atitudes para uma nova Era”, que conseguiu envolver todo o público presente com a sua dinâmica e conteúdo, realçando assim a essência da doutrina espírita: o Amor, e a necessidade da mudança interior, bem como de vivermos o hoje e o agora, em busca da felicidade possível no planeta Terra.
O congresso terminou com um resumo efectuado por Rosa Diaz, de Orense, Espanha, e no fim, num ambiente de natural fraternidade e alegria, as fotografias iam-se multiplicando, e as pessoas quase que eram forçadas pelo relógio a abandonarem as instalações do Hotel, quiçá numa vã tentativa inconsciente de perpectuar aquela sã convivência.
Com ideias diferentes, com gentes diferentes, este II Congresso da AIPE teve o condão de levar a cabo o conselho que os bons Espíritos deixaram a Allan Kardec: “Espíritas amai-vos, espíritas instruí-vos”. 
Reportagens
setembro 21, 2016
4

Comentários

  1. Ora é isso mesmo que ainda temo dificuldade em colocar em prática:- "ESPÍRITAS AMAI-VOS,ESPÍRITAS INSTRUÍ-VOS!!! QUANDO SERÁ QUE COMEÇAMOS COM ESSA IDEIA QUE TEM TANTO TEMPO JÁ QUE NOS FOI SOLICITADA PELOS ESPÍRITOS NOBRES, ISTO PARA ALÉM DO CONVITE DE JESUS AMAI-VOS COMO IRMÃOS!!!
    Aguardemos por um futuro melhor.
    Congratulo-me com o programa eo clima descrito por Lucas, que vivenciou todo o Congresso. Parabéns aos organizadores!!!

    ResponderEliminar
  2. Otimo estou feliz por tanto dinamismo e convivência na e pela Doutrina Espírita. Bem hajam a todos

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o resumo dos acontecimentos em Torrejón de Ardoz. Gostei muito do Blog. Parabéns, amigo José. Saudações aos confrades portugueses. Jacira - presidente da CEPA - Associação Espírita Internacional.

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me feliz pelo sucesso de vosso Congresso que vem por certo criar um maior dinamismo em cada Pais que esteve presente. quando seus representantes se escudarem no espírito de trabalho em equipe e no sentimento de fraternidade e respeito por todos. Parabéns à organização e que este trabalho possa ter continuidade são meus votos. Saudações fraternais. julieta marques

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo