19.2.16

Jornadas (Internacionais) de Cultura Espírita - Caldas da Rainha


Sabia que em 2016 vão decorrer as XII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste?
Sabia que há 11 anos consecutivos, o Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha organiza este evento, com base na carolice?
Sabia que todas as Jornadas têm tido alto nível de participantes e conferencistas?


Sabia que praticamente tudo isto tem sido feito sem dinheiro?
Sabia que em 2016 vamos ter um elenco de "luxo", internacional, e vão decorrer no Centro Cultural e Congressos (CCC) de Caldas da Rainha, Portugal?

2016. Centro Cultural e Congressos (CCC) de Caldas da Rainha, Portugal. 23 e 24 de Abril de 2016. XII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste.
É isso mesmo, este ano o Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (www.cceespirita.wordpress.com) juntamente com a Associação de Cultura Espírita de Alcobaça (ACEA), vão levar a cabo as XII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste.
O programa promete: música espírita, teatro espírita, filme espírita, conferências espíritas. Inscritos? De momento, portugueses, brasileiros e espanhóis.
Este ano foi o ano de viragem.
Com o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, vamos ter um evento internacional, que vai trazer 660 pessoas a esta cidade, para além da divulgação via youtube, facebok, na Internet.
Falando com um dos elementos da Comissão Organizadora, a Profª Amélia Reis refere, com um brilho nos olhos: "Parece um sonho! De repente caiu tudo do céu sem contarmos, e mesmo sem posses, pois nós pagamos para sermos espíritas, tudo aconteceu rapidamente. Todos os convidados internacionais deslocar-se-ão, a expensas próprias, a Caldas da Rainha, sendo que o preço da entrada no evento de 2 dias, é simbólico: 10€."
Amélia Reis refere que, mesmo que haja alguém que nãos os possa pagar, "teremos todo o gosto em oferecer a entrada, basta falarem connosco".

Allan Kardec, o sábio que compilou a doutrina espírita, define
o Espiritismo como uma ciência filosófica de consequências morais.

Uma 1ª pergunta surge espontânea: porque se dedicam tanto ao espiritismo (ou doutrina espírita), sem ganhar dinheiro, e ainda terem de pagar do vosso bolso?
Um sorriso precede a resposta espontânea: "Com a mensagem espírita, aprendemos que servir o próximo sem qualquer interesse, é o maior dom espiritual que podemos ter. Se outros, outrora, nos ajudaram a entendermos a vida por uma prisma mais assertivo, agora é a hora de fazermos ao próximo o que nos fizeram, outrora."
Quem imaginar mesas a voar, mezinhas, crendices, magias e quejandos desengane-se.
Allan Kardec, o sábio que compilou a doutrina espírita, define o espiritismo como uma ciência filosófica de consequência morais.
Não é mais uma seita, nem mais uma religião, mas sim uma filosofia de vida.
Vale a pena investigar, estudar, comparar, deduzir.
Este evento, de carácter internacional, abre com chave de ouro: Moacir Lima, Físico , advogado, prof. universitário, fará a abertura, seguindo-se um rol de 9 conferências de 40 minutos, entremeado de teatro espírita, de um filme espírita premiado num festival, e ainda de música espírita.
Se acrescentarmos uma vasta livraria, com livros espírita de qualidade, de carácter científico, filosófico e moral, aliado ao convívio e autógrafos de autores espíritas nacionais e estrangeiros, então podemos aferir da importância deste evento de carácter nacional e internacional.
Divaldo Pereira Franco, o maior divulgador mundial do Espiritismo, com o título internacional de Embaixador Mundial para a Paz, fará a conferência de encerramento.
Questionada porque os "media" não têm dado cobertura a estes eventos de qualidade, Amélia Reis é peremptória: "São sinais dos tempos. Se houvesse aqui um crime ou um escândalo, haveria cobertura massiva por parte dos "media". Como procuramos contribuir para o bem-estar social, para a pacificação da sociedade, isso não é notícia... sorrisos..."
Seja espírita ou não, não se atrase, pois os 660 lugares do CCC devem esgotar rapidamente.
Se estiver interessado, já sabe vá à página da organização em www.cceespirita.wordpress.com e inscreva-se, vai valer a pena.

O Espiritismo tem por objectivo a pacificação interior e social.
Venha daí... :-)

1 comentários:

João Pedro Fogaça disse...

Bravo, Lucas. Um complexo e enorme trabalho de organização do evento, prometedor e apelativo, seguindo-se agora a necessária divulgação para que o maior número de pessoas possa beneficiar dum magnífico serviço, prestado não só à cidade Caldas da Rainha mas também à nossa Sociedade em geral. Fica a expetativa dum grande sucesso, para bem de todos nós.

Enviar um comentário