Jovens espíritas caldenses...

O Centro de Cultura Espírita (CCE), de Caldas da Rainha, situado no Bairro das Morenas, teve um ano bastante intenso na área da infância e da juventude espíritas. Os mais distraídos podem perguntar: “mas deve-se levar uma criança ao centro espírita?”. Fomos ter com as coordenadoras que nos esclareceram. Ora venha daí…

As pessoas menos esclarecidas (embora a informação abunde) ainda podem pensar que o Espiritismo (ou doutrina espírita) tem algo a ver com superstição, crendices, magias e outras coisas do género.
O engano é grande, pois a doutrina espírita é ciência, filosofia e moral.
O Espiritismo tem a ver com a cultura e com a noção de bem.
Hélia Leal, socióloga, uma das monitoras do grupo de crianças (6 aos 11 anos) refere-nos a propósito: “Este trabalho tem sido muito gratificante, pois estamos a trabalhar com crianças que precisam de algo mais nos dias de hoje, que têm uma noção de justiça, de igualdade, ânsia de saber coisas da vida após a morte, que até a nós nos surpreende.
Questionada sobre o que faziam em concreto, outra das monitoras, Alice Silva, técnica de emprego, explica que o objectivo “não é formatar crianças, não é torná-las espíritas, mas sim deixar-lhes bem impregnados no seu íntimo, a noção de “não fazer ao próximo o que não desejamos para nós próprios”, conforme Jesus ensinou à humanidade”. Refere ainda que, o “trabalho é muito dinâmico, recorrendo-se à pintura, ao teatro, música, actividades no exterior, enfim, aquilo que está de acordo com as ânsias das crianças e, do âmago da doutrina espírita, a cultura”.
Raquel Henriques, professora, é a responsável pelo Departamento Infanto-Juvenil (DIJ) do CCE, bem como do grupo dos jovens.
Questionada sobre se o jovem tem espaço num centro espírita, Raquel Henriques refere que nem poderia ser de outro modo. “Aqui eles aprendem a teoria do espiritismo e, na prática procuramos “aprender a fazer”, por exemplo limpar praias e fazer a ligação com a doutrina espírita, visitar centros de toxicodependentes, acampamentos, actividades de índole cultural, musical, actividades no exterior, etc”.
Quando lhe perguntamos qual a mais-valia, Raquel Henriques refere: “Nós estamos a semear o bem no coração destes jovens e, com esta aprendizagem, será mais difícil no futuro, descambarem para a droga, álcool sexo desregrado, entre outros vícios, antes pelo contrário, a tendência é que sejam melhores cidadãos”.
Essa é a premissa do espiritismo: esclarecer e consolar.

Crianças e jovens espíritas, aprendem através da arte, do estudo
e da participação cívica, as bases morais sólidas, para um futuro melhor

Quanto temos o conhecimento cometemos muito menos erros na vida e aproveitamos melhor o tempo.
Amélia Reis, presidente do Centro de Cultura Espírita, refere ainda que o centro espírita é um espaço cultural, aberto a toda a sociedade, onde o jovem está bem, e mais protegido, aprendendo que na interacção social sem o Amor e a Caridade, não evoluímos espiritualmente. Então, mais tarde, mesmo que abandone o espiritismo por motivos profissionais ou de outra ordem, fica lá a semente do eterno bem, e em situações limite, em que possam eventualmente errar, com o acervo de conhecimentos adquiridos, eles lembrar-se-ão mais facilmente daquilo que aprenderam e, quiçá, resistir às tentações.
Estamos aqui para semear junto do próximo, tentarmos ser úteis, com o único salário de nos sentirmos felizes por essa actividade gratuita, a todos os níveis, pois quem dá Amor ao próximo, quem serve, acaba por ser sempre o primeiro beneficiado com o bem que faz”, conclui a professora Amélia Reis.
Raquel Henriques alerta os adultos para que levem os seus filhos, sobrinhos, netos ao centro espírita, onde adquirirão os alicerces fortes para a vida, que lhes permita não tombarem à mínima dificuldade.
As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser efectuadas pelo e-mail: cce@caldasrainha.net , pelo telefone 963 636 824 ou ainda todas as 6ª feira, a partir das 20H30, na sede do Centro de Cultura Espírita, na Rua Francisco Ramos nº 34, r/c, nas Caldas da Rainha, sendo que as próximas actividades começam no Sábado, 21 de Setembro de 2013, entre as 15H00 e as 16H15.
Apareçam e divirtam-se…

Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar, tal é a Lei”.
Reportagens
julho 15, 2013
0

Comentários

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo