CIÊNCIA E REENCARNAÇÃO


Renomado professor de física da Universidade de Oregon e pesquisador do Institute of Noetic Sciences, o indiano Amit Goswami mostra porque a reencarnação é um fenómeno que merece ser investigado pela ciência. Para sustentar a sua tese, ele reúne dados que indicam a sobrevivência da nossa consciência depois da morte e explica-os à luz da física quântica. Editou o livro “A janela visionária – Um guia para a iluminação por um físico quântico”, publicado no Brasil pela Editora Cultrix.

A ideia da reencarnação remonta desde a antiguidade, onde embora não existisse o termo reencarnação, as pessoas tinham a ideia de que o ser humano podia voltar à vida com novo corpo de carne, mais ou menos como quando passamos de um dia para o outro, utilizamos roupas diferentes, sem deixarmos de ser quem somos.
Para a mentalidade moderna, a reencarnação parece um tanto absurda. Sob implacável pressão da ciência materialista, identificamo-nos quase totalmente com o corpo físico, de modo que a ideia de que uma parte de nós sobrevive à morte do corpo físico é difícil de engolir. Ainda mais difícil é imaginar um renascimento dessa parte num novo corpo físico. A imagem de uma alma deixando o corpo que morre e entrando num feto prestes a nascer parece particularmente incómoda, porque pressupõe uma alma existindo independentemente do corpo. E nós tentamos com tanto afinco erradicar o dualismo de nossa visão de mundo!
A reencarnação é elevada à categoria de fenómeno merecedor de investigação científica, pois a melhor prova científica da existência do corpo subtil, imortal, seria um indício de sua sobrevivência e reencarnação.
De acordo com este cientista, existem três tipos de indícios em favor da teoria da sobrevivência e reencarnação:
• Experiências relativas ao estado alterado de consciência no momento da morte
• Dados sobre reencarnação
• Dados sobre seres desencarnados (pessoas falecidas)
As experiências de visões comunicadas psiquicamente a parentes e amigos por pessoas à beira da morte vêm sendo registadas desde 1889, quando Henry Sidgwick e os seus colaboradores iniciaram cinco anos de compilação de um Censo das Alucinações, sob os auspícios da British Society for Psychical Research. Sidgwick descobriu que um número significativo das alucinações relatadas envolvia pessoas que estavam morrendo a uma distância considerável do indivíduo que alucinava, e ocorria num prazo de 12 horas da morte. 

A Física quântica explica vida após a morte,
confirmando as pesquisas espíritas em meados do século XIX

Mais conhecidas, evidentemente, são chamadas mortes aparentes ou experiências de quase-morte (EQMs), nas quais o indivíduo sobrevive e recorda-se da sua experiência.
Tanto nas visões no leito de morte quanto nas experiências de quase-morte, o indivíduo parece transcender a situação de morrer, que, afinal, é frequentemente dolorosa e desconcertante. O indivíduo parece experimentar um domínio de consciência “feliz”, diferente do domínio físico da experiência comum. Para além disso, quase sempre, após uma EQM, o ser é levado a uma profunda transformação no seu modo de vida. Muitos deles, por exemplo, deixam de sentir o medo da morte que assombra a maior parte da humanidade.
Os indícios em favor da memória reencarnacionista são obtidos principalmente a partir dos relatos de crianças que se lembram das suas vidas passadas com detalhes passíveis de comprovação. O psiquiatra Ian Stevenson acumulou uma base de dados de mais de duas mil recordações de reencarnações comprovadas. Em alguns casos, ele chegou a levar as crianças aos lugares das vidas passadas de que se lembravam para comprovarem as suas histórias. Mesmo sem jamais terem estado nesses lugares, as crianças reconheciam-nos e conseguiam identificar as casas em que tinham vivido. Às vezes reconheciam até mesmo os membros das suas famílias anteriores. Num caso, a criança lembrou-se onde havia algum dinheiro escondido, e, de fato, encontrou-se dinheiro ali. Os detalhes sobre esses dados podem ser encontrados nos livros e artigos de renomado cientista, Ian Stevenson.
Até aqui, falamos sobre dados que envolvem experiências de pessoas na realidade manifesta. Mas existem outros dados, a respeito da sobrevivência depois da morte nos quais uma pessoa viva (normalmente um médium em estado de transe) alega comunicar com uma pessoa, e falar por ela, que já morreu há algum tempo e aparentemente habita um domínio além do tempo e do espaço. Isso sugere não apenas a sobrevivência da consciência depois da morte como também a existência de uma mônada quântica sem corpo físico, refere Amit Goswami.

Nota – adaptado do artigo publicado na Revista Planeta, nº 402, Brasil.
Reportagens
janeiro 22, 2010
2

Comentários

  1. Olá

    A mecânica quântica, na minha modesta opinião, não explica nem sugere a espiritualidade, a não ser, como no caso de todo o conhecimento cientifico, no sentido de nos mostrar que o mundo que Deus concebeu é de uma complexidade e de uma inteligência muito acima da compreensão humana.

    Eu não sou nada nem ninguém para estar a contrariar teses cientificas alheias, pois não tenho conhecimentos sólidos e actualizados suficientes para isso. Contudo sou curioso, e vou acompanhando, tanto quanto posso, os desenvolvimentos da ciência material.

    Para além disso, a minha formação académica de base é na área da engenharia, e foram-me dadas ferramentas, como a matemática, a física, a química, que não me permitem ser investigador cientifico, nem nada que se pareça, mas que me deram a possibilidade de melhor distinguir o trigo do joio, do que as pessoas que têm outros tipos de formação menos ligadas à física, à química e à matemática.

    Admitamos, contudo, que Amit Goswami possa estar certo, na sua forma de interpretar a mecânica quântica. Eu pergunto: podemos nós, espiritas, defender a tese de Amit, se os seus pares cientistas ainda não a aceitaram?

    Temos bases para contrariar uma reacção da comunidade cientifica que desminta Goswami?

    Por tudo isto, para transmitir a minha opinião sobre este assunto, transcrevo a seguir uma frase de Kardec que se ajusta perfeitamente:

    - Mais vale rejeitar dez verdades do que aceitar uma possível mentira.

    Na minha opinião, a relação entre mecânica quântica e espiritualidade não está provada, nem de perto nem de longe. A mecânica quântica é uma disciplina da ciência material e não da ciência espirita. Pelo menos por enquanto.

    Um adepto de Jesus e de Kardec

    ResponderEliminar
  2. será? e os livro de andre luis que informam sobre outros tipos de particulas proprias do mundo espiritual! não estaria ai uma relação? ate porque lembre-se que nos somos espiritos encarnados! e a fisica tem sido objeto de relacionamento com a mecan ica da consciencia vide livro como o espirito esse desconhecido e evan walker falecido pesquisador de parapsicologia! e fisico tbm! da associação de parapsicologia!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo