Reencarnação: mito ou realidade? (IX)



Eng.º Hernâni G. Andrade

Hernâni Guimarães Andrade (1913-2003), Eng.º civil, brasileiro, com raízes portuguesas, destacou-se a nível mundial pelo seu notável trabalho de pesquisa, sério, contínuo, na área da parapsicologia, da reencarnação, da existência do Espírito, que lhe mereceu o respeito a nível mundial mesmo por aqueles que porventura discordavam das suas pesquisas e pontos de vista.

Homem notável do ponto de vista científico, também o foi como ser humano, pois por onde passou, com quem contactou, deixou sempre a certeza de um «homem de bem», com uma lhaneza de trato fora do comum, uma educação esmerada, um espírito de humor muito refinado e acima de tudo uma alegria contagiante, uma frescura e lucidez de ideias, e a certeza inabalável na imortalidade da alma que acabou por demonstrar experimentalmente. Como pesquisador, como homem e como espírita, foi sem dúvida uma referência para a humanidade, nunca procurando o destaque, empurrando os outros para diante, motivando-os, exaltando o trabalho alheio mesmo quando esse era simples e sem significado, se comparado com o que por ele foi efectuado.
Entre muitas outras áreas, destacou-se nas pesquisas em torno da Reencarnação, isto é, na ideia de que é possível ao ser humano voltar à Terra noutro corpo diferente mas sendo o mesmo psiquismo que animava o corpo da vida anterior entretanto morto pelo desgaste natural.

«A reencarnação, há algum tempo considerada uma simples
crença e até mesmo uma superstição, está actualmente a
ganhar outro nível conceptual nos meios mais cultos.
O conceito da verdade está, sem dúvida,
na evidência dos factos» (H. G. Andrade)

Presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP), Bauru, S. Paulo, Brasil, efectuou estudos teóricos sobre Psicobiofísica, fez pesquisa de laboratório visando detectar o suposto Campo Biomagnético, através do aparelho denominado Tensionador Espacial Electromagnético – TEEM, planeado e construído pessoalmente pela sua equipe. Posteriormente, em 1995, no Psilab em Bauru, passou a investigar o Campo Biomagnético com um outro equipamento construído pelo Eng. Ricardo de Godoy Andrade, denominado Tensionador Espacial Magnético. Estudou ainda o efeito Kirlian, levou a cabo investigação de casos de poltergeist, reencarnação, casos mediúnicos e outros fenómenos paranormais espontâneos. Fez experiências em Transcomunicação Instrumental – TCI, participou em inúmeros congressos, simpósios e colóquios.
Era bem acolhido nos meios académicos e científicos onde era solicitado para levar a cabo, cursos, conferências, entrevistas.
Foi membro da “The American Society for Psychical Research”, New York/USA, da IAPR (International Association for Psychotronic Research) Praga, Checoslováquia, da SPR (Society for Psychical Research) de Londres, Inglaterra. Pertenceu ao International Advisory Board da Metascience Foundation, Inc. de Franklin, CA. - USA.
Apresentou, em 1969, à Egrégia Universidade de São Paulo - USP - Projecto de “Laboratório e Curso de Parapsicologia”, apresentou à Faculdade de Ciências Bio-Psíquicas do Paraná um Ante-projecto para organização de um Curso de Licenciatura Plena de Parapsicologia, e ainda um Curso de Pós-Graduação, compreendendo Mestrado e Doutorado, nesta cadeira, em 1981. Publicou cerca de 350 artigos na Folha Espírita, de São Paulo, e em diversos outros periódicos da Imprensa espírita do Brasil e do exterior, tendo dado inúmeras entrevistas para Rádio, TV, Imprensa escrita, falada, etc. (no Brasil e no Exterior).

"No máximo, até 2015, a Reencarnação será reconhecida
como Lei Biológica", (H. G. Andrade)

Publicou os seguintes livros e monografias entre outros:
«A Teoria Corpuscular do Espírito», «Novos Rumos à Experimentação Espirítica», «Parapsicologia Experimental», «O Caso Ruytemberg Rocha», «A Case Suggestive of Reincarnation: Jacira & Ronaldo», «A Matéria Psi», «Morte, Renascimento Evolução», «Espírito, Perispírito e Alma», «Psi Quântico», «Reencarnação no Brasil» «Poltergeist», «Transcomunicação Instrumental – TCI», «Renasceu por Amor», «A Transcomunicação Através dos Tempos», «Morte: Uma Luz no Fim do Túnel», «Parapsicologia  Uma Visão Panorâmica», «Você e a Reencarnação».
Um dos livros marcantes na pesquisa sobre reencarnação, Reencarnação no Brasil, é um sem dúvida importante repositório de pesquisa científica nesta área, com pormenores interessantíssimos, analisando todas as probabilidades explicativas acerca dos eventos pesquisados pelo IBPP.
Hernani refere que a reencarnação, há algum tempo considerada uma simples crença e até mesmo uma superstição, está actualmente a ganhar outro nível conceptual nos meios mais cultos. O conceito da verdade está, sem dúvida, na evidência dos factos. Desse modo, podemos esperar serenamente, diz Hernani, que a reencarnação será, dentro em breve, reconhecida como mais uma lei biológica, talvez a mais importante de todas elas: "No máximo, até 2015, a Reencarnação será reconhecida como Lei Biológica".
No dia 25 de Abril de 2003 (curiosamente o dia da liberdade em Portugal, país que ele tanto amava) libertou-se do corpo físico, regressando à pátria espiritual, o professor, pesquisador e cientista espírita, Eng.º. Hernâni Guimarães Andrade, deixando à humanidade importante contributo na pesquisa e comprovação da lei da reencarnação. 
Artigos temáticos
novembro 15, 2009
0

Comentários

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo